sábado, 24 de março de 2012

Metodologia ou tecnologia?

Assista ao vídeo e faça o seu comentário.



8 comentários:

  1. Um grande avanço no uso das novas tecnologias com os intrumentais correto faremos grandes avanços. Reginaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado professor Reginaldo

      Tendo como sustentação de análise o vídeo acima, completo o seu raciocínio da seguinte maneira: Instrumentos corretos, sim, mas também e especialmente devemos estar atentos ao planejamento pedagógico para o uso desse instrumento.

      O computador em si, como tecnologia, tem pouco ou nenhum significado para o aprendizado para conteúdos se o professor não fizer antecipadamente um planejamento de como e de que forma o seu aluno se beneficiará na construção do seu conhecimento.

      Com o computador as tecnologias da informação que o acompanham, o professor passa a assumir de forma mais significativa a posição de "guia" da aprendizagem. Isso não cabe ao computador.

      Portanto, o "guia" precisa estar pedagogicamente preparado, organizado (alias, como sempre esteve - o computador é apenas mais um instrumento que surge na árdua vida profissional do professor - apenas é um instrumento diferenciado).

      Jorge Dantas

      Excluir
  2. A idéia e o questionamento não é ter as tecnologias em sala e com isso correr o risco de perder a qualidade da aula, muito pelo contrário, o objetivo é que elas possam ser utilizadas para favorecer processos e inclusive potencializar aprendizagens, com o uso de novas metodologias.
    Tereza Cristina

    ResponderExcluir
  3. Prezada Colega Tereza Cristina.

    No texto "O USO INTELIGENTE DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO", disponibilizado no segundo post deste nosso blog, o autor (Jose Armando Valente) inicia fazendo a seguinte indagação:

    "O que seria a utilização do computador na educação de maneira inteligente?"

    Durante todo o restante do seu texto, Valente busca nos mostrar exatamente a visão que você expôs em seu comentário, ou seja, a potencialização do uso dos recursos computacionais direcionada, primordialmente, para o processo de aprendizagem.

    O professor Simão Pedro P Marinho chama, carinhosamente, de "uso rico" e "uso pobre" do computador na educação. O que é o "uso rico" do computador na educação? É fazer uso dele na aprendizagem.

    Essa é, portanto, a proposta de visão do nosso curso.

    Jorge Dantas

    ResponderExcluir
  4. Estamos diante de inovações tecnológicas que permitem aprimorar o processo de ensino-aprendizagem ressignificando os papéis dos atores envolvidos, mas temos que utilizar com sabedoria tais recursos.
    Concordo com o Jorge quando resalta a importância do planejamento do professor e que o computador é apenas mais um instrumento para “facilitar” nosso trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise
      Gostei da sua observação: "ressignificando os papéis [...] utilizando com sabedoria tais recursos.
      Tudo bem que o professor utilize (por que não?) o computador para o ensino, na projeção de uma aula. Nada de errado. Mas com certeza, dará um salto no processo a partir do momento em que souber "a forma e o momento adequado" para utilizar esse mesmo instrumento para a aprendizagem do aluno.
      Veja bem, destaquei "a forma e o momento adequado". Quero dizer que existirão momentos (para determinado conteúdo da matéria) em que o computador não será necessário para promover aprendizagem, gerar conhecimento. Em outros momentos, sim, de grande valia. Os recursos nele contidos, são enormes.
      Para isso, sim, é preciso planejamento do professor.
      Jorge Dantas

      Excluir
  5. achei muito legal.É exatamente o que acontece quando algo é novo. Temos resistência e às vezes nem percebemos que temos esta resistência e continuamos agindo do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  6. Caro colega professor.

    Para a maioria de nós, professores que estamos na faixa superior aos 30 anos de idade, não foi ensinado como proceder no uso das TICs como instrumento de aprendizagem.

    Em razão disso, como afirma o prof Pedro Simão, por falta desse conhecer, fazemos o "uso pobre" do computador na educação. Precisamos aprender a forma adequado de fazermos o "uso rico" desse instrumento.

    O propósito do nosso curso é esse: aprendermos a fazer o "uso rico" do computador no processo de aprendizagem de nossos alunos. Encontrarmos a forma adequada para estimularmos o aluno na sua construção do conhecimento, ele próprio, no computador.

    Jorge Dantas

    ResponderExcluir